Bio-Oil Portugal

Este site utiliza a tecnologia mais recente de modo a proporcionar-lhe uma experiência simples e funcional de utilização.
Para visualizar, por favor, instale um browser mais recente:
Google Chrome, Mozilla Firefox o Microsoft Edge

DATA: 04.12.2018

Pele seca: 10 soluções naturais que (ainda) não conhece

 AÇÃO:

A pele seca deve ser nutrida e cuidada com cosméticos adequados à sua limpeza e hidratação. No mercado existem diversas formulações de sabões, cremes, óleos e geles com ação nutritiva, emoliente e hidratante, adequadas para prevenir ou cuidar de todos os tipos de pele, incluindo a pele seca.

A oferta de cosméticos para o cuidado de pele seca e estra seca nos dias de hoje é grande e inclui novos ingredientes como o ácido hialurónico, silicones e ceramidas.

Há também muitos ingredientes naturais disponíveis, herdados dos cosméticos mais tradicionais, mas que estão ainda muito atuais. São caracterizados pela sua ação hidratante e emoliente adequadas para a pele seca.

Conheça 10 tipos de soluções naturais para a pele seca que a Mãe Natureza disponibilizou para o Homem: da manteiga de carité ao óleo de gérmen de trigo, dos óleos de calêndula e hipericão à mucilagem de malva, aloe vera e muito mais.

10 soluções da Mãe Natureza para pele seca

Os cosméticos para pele seca são escolhidos pela sua função hidratante e emoliente.

Estes geralmente têm uma ação de hidratantação passiva, favorecendo a integridade fisiológica da camada córnea superficial da pele e do filme hidroipídico da pele (FHL).

Além disso, concretamente no caso da pele seca, os hidratantes passivos são essenciais, especialmente os humectantes, que compensam a falta de fator de hidratação natural (NMF), mimetizando a sua capacidade de fixar água e exercer uma ação de hidratação ativa.

#ORGULHONAPELE 10 soluções naturais para a pele seca que (talvez) não conheça

Click to Tweet

Ácido Hialurónico, os silicones e as ceramidas são os ingredientes hidratantes ativos e passivos mais conhecidos da dermocosmética.

No entanto, existem muitos outros ingredientes naturais adequados para a pele seca que têm uma longa tradição.

Cocheça 10 ingredientes que a Mãe Natureza sempre disponibilizou ao homem: são gorduras, óleos, mucilagens e geles vegetais aconselhados para o cuidado da pele seca.

  1. Manteiga de Karité
  2. Cera de Abelha
  3. Óleo de gérmen de trigo
  4. Óleo de Amêndoa
  5. Óleo de Borragem
  6. Óleo de calêndula
  7. Óleo de Hipericão
  8. Óleo de camomila
  9. Malva
  10. Aloé

Ingredientes filmogénicos, emolientes e nutritivos

Manteiga de karité e cera de abelha são dois ingredientes naturais indicados para a formulação de cosméticos para a pele seca.

A primeira é uma manteiga vegetal, enquanto a segunda é uma cera derivada de um animal como um produto das colmeias.

#1 Manteiga de karité

A manteiga de karité tem uma longa tradição de uso em cosméticos puros e como base em gordura. Tem um efeito emoliente e hidratante passivo, pois nutre o filme hidrolipídico e ao mesmo tempo mimetiza sua atividade, evitando a evaporação da água superficial graças ao seu efeito de barreira.

Sendo uma manteiga, é difícil de espalhar, quando utilizada no estado pura e, portanto, é muitas vezes inserida na fase oleosa (O) de diferentes cosméticos como cremes corporais e geles.

Seu amplo uso em cosméticos deriva de sua alta afinidade para a pele.

A manteiga de karité é também caracterizada pela acção cicatrizante, uma vez que se revelou ser benéfica na estimulação fisiológica da síntese da derme, suportando assim a renovação celular normal da pele à superfície.

#2 Cera de abelha

A Cera de abelha é um produto derivado das colmeias e é produzida pelas glândulas localizadas na barriga das abelhas durante 12 e 17 dias. Essas glândulas transformam o mel em flocos de cera, cuja finalidade é cimentar as colmeias.

A cera de abelha é uma substância gordurosa muito rica com ação hidratante emoliente, nutritiva e passiva devido ao efeito barreira.

É usado como um ingrediente na fase oleosa de diferentes formulações, desde cremes a batons, tanto em cosméticos quanto em preparações farmacêuticas para uso externo.

Óleos vegetais: ingredientes preciosos para a pele seca

Os óleos vegetais são cada vez mais utilizados em cosmética pela sua versatilidade e facilidade de manipulação, mas sobretudo pela alta afinidade com a pele.

Além de realizar uma ação hidratante de barreira emoliente e passiva, são uma fonte natural de nutrientes e moléculas funcionais cujo o efeito estrutural é benéfico para promover o normal funcionamento da pele, reequilibrando a estrutura fisiológica e integridade do filme hidrolipídico.

Os óleos podem ser introduzidos na formulação de cremes, mas também podem ser utilizados no seu estado puro. No entanto, nem todas as mulheres adoram a sensação de oleosidade, absorção lenta e efeito brilhante.

Para superar esses problemas, é aconselhável espalhar o óleo na pele húmida após o banho: isso cria uma emulsão O/A que absorverá rapidamente.

Conheça agora alguns dos óleos vegetais mais utilizados em cosmética.

Óleos base vegetais nutritivos

#3 Óleo de gérmen de trigo

O Óleo de Gérmen de Trigo é um dos ingredientes mais utilizados para a limpeza e hidratação em cosméticos adequados à pele seca, graças à sua acção hidratante, protectora, nutritiva e anti-idade.

Este óleo é uma fonte rica em vitamina E, com ação antioxidante e protetora. A vitamina E é um nutriente essencial para a pele, tanto pela sua ação protetora quanto anti-idade, que promove um efeito barreira importante para limitar a dispersão da água da pele (TEWL).

Além disso, contém ácidos gordos poli-insaturados importantes no combate à pele seca.

#4 Óleo de Amêndoa Doce

Pode ser utilizado no estado puro ou em emulsão em produtos cosméticos para pele seca e de prevençaõ de estrias.

É um óleo rico em Vitamina A e E que é tradicionalmente conhecido pela sua ação hidratante emoliente, passiva e regeneradora.

#5 Óleo de borragem

Este óleo é utilizado por sua ação hidratante, emoliente, anti-irritante e calmante.

É uma fonte naturalmente rica de ácido gama linoléico (GLA), com uma ação calmante, que se torna útil quando a pele seca está associadaa prurido e vermelhidão.

Óleos vegetais funcionais

#6 Óleo de Calêndula

O óleo de calêndula é utilizado em formulações hidratantes para a pele seca pela sua ação anti-inflamatória, calmante e hidratante.

É indicado na presença de pele seca e pruriginosa.

O óleo de calêndula é indicado em casos de pele seca particularmente sensível ao frio ou também após o sol para suportar a resistência fisiológica da pele a ataques externos.

#7 Óleo de Hipericão

O óleo de hipericão, é tradicionalmente, obtido das flores de Hypericum perforatum L., comumente conhecidas como ““Erva-de-são-João”“, maceradas em azeite.

O óleo é deixado ao sol e pode ser usado quando fica avermelhado. Possui uma longa tradição de uso como cicatrizante com ação emoliente e calmante.

Em cosmética, é utilizado em preparações para xerose cutânea destinadas a acalmar a pele seca inflamada e avermelhada.

A base do extrato de hipericão é o óleo rico em vitamina E, conhecido pela sua ação de barreira passiva nutritiva, emoliente e hidratante, além de cicatrização e restauração da pele.

Camomila, mucilagem de malva e gel de aloé

Conheça 3 ingredientes cosméticos naturais com texturas completamente diferentes:

  1. Um óleo essencial
  2. Uma mucilagem
  3. Um gel

São produtos que possuem uma ação calmante e regeneradora, útil quando a xerose cutânea é grave, rachada e avermelhada.

#8 Óleo essencial de camomila

O óleo essencial de camomila é um extrato particular que é obtido a partir das flores desta planta.

Este extrato é rico em bisabolol e azuleno, compostos funcionais que tornam o óleo essencial de camomila num precioso ingrediente cosmético pela sua ação calmante, calmante, anti-inflamatória e protetora na presença de vermelhidão e prurido, típicos da pele seca.

#9 Mucilagem de malva

Mucilagens são ingredientes presentes em muitas plantas com ação emoliente, refrescante e regeneradora na pele.

A mucilagem de malva é usada pela sua ação cicatrizante. Tem a capacidade de reter água à sua superfície e de formar um filme hidratante, emoliente e suavizante na pele.

É usado como um humectante de origem natural.

#10 Gel de Aloé Vera

Gel de Aloé Vera é um gel mucilaginoso com efeito emoliente, calmante, hidratante, tonificante e cicatrizante.

É utilizado no estado puro para promover a regeneração da pele, ou como ingrediente em sabões, hidratantes e geles para pele irritada e delicada.

Cria uma película protetora com ação cicatrizante, mas, sendo composta principalmente de água, a sensação de pele repuxada permanece. É aconselhável alterná-lo com óleos ou outros produtos hidratantes para nutrir o filme hidrolipídico da pele.

Agora já conhece 10 ingredientes naturais, indicados para a pele seca: um guia útil para reconhecer ingredientes naturais úteis em cosméticos indicados para pele seca. Saiba qual o produto mais adequado para a limpeza e hidratação da sua pele!

 PARTILHAR:
clicca qui
prodotto novità

Uma nova fórmula
para cuidar
da pele seca.

Gire o dispositivo para visualizar melhor o site