Bio-Oil Portugal

Este site utiliza a tecnologia mais recente de modo a proporcionar-lhe uma experiência simples e funcional de utilização.
Para visualizar, por favor, instale um browser mais recente:
Google Chrome, Mozilla Firefox o Microsoft Edge

DATA: 10.12.2018

Quais são humectantes?

 AÇÃO:

Humectantes são ingredientes cosméticos utilizados para promover a hidratação activa. Distinguem-se pela sua capacidade de se ligarem e atrairem a água do ambiente e mantê-la à superfície da pele.

Os humectantes têm a função de mimetizar a atividade do Fator de Hidratação Natural (NMF) da pele, um componente do filme hidrolipídico (FHL), que cobre a superfície de todo o corpo, cuja deficiência é muitas vezes associada a problemas de xerose cutânea.

Não é por acaso que na escolha dos humectantes a serem inseridos numa formulação cosmética, muitas vezes, são escolhidos aqueles que permitem simular a composição do NMF, em particular a ureia, PCA (ácido pirrolidona-carboxílico) ou ácido láctico.

Leia mais para conhecer os melhores humectantes, bem como as suas funções e associações com outros ingredientes cosméticos para obter produtos que previnam a xerose cutânea e ajudem a manter a composição normal do sebo e a hidratação fisiológica.

Hidratação ativa para pele seca

Os humectantes são introduzidos em formulações cosméticas para pele seca devido à sua função de hidratação ativa.

Na prática, os humectantes são capazes de fixar a água na superfície da pele. Têm a capacidade de recuperar a água das áreas mais profundas da epiderme e da derme, bem como do ambiente.

Desta forma, a pele permanece hidratada não apenas à superfície, mas também em profundidade.

A sua atividade vai mimetizar o mecanismo fisiológico que assegura a perdas e absorção de água equilibradas, numa troca contínua com o ambiente externo.

Esta atividade é normalmente realizada pelo NMF, o Fator Hidratante Natural da pele contida no filme hidrolipídico (FHL) que cobre a superfície do nosso corpo, protegendo-a, conferindo à pele resistência, suavidade e brilho e regulando sua hidratação natural.

#ORGULHONAPELE: o que são #humectantes? E porque são utilizados ​​nos #cosméticos?

Click to Tweet

Podemos afirmar que o NMF é um agente humectante fisiológico da pele, assim como o filme hidrolipídico representa um creme natural emoliente, hidratante e protetor produzido pela nossa pele.

Em particular, o NMF e o FHL regulam as perdas fisiológicas da água decorrentes da regulação da temperatura corporal e da humidade do ambiente, ou das perdas insensíveis de água ou da Trans Epidermal Water Loss (TEWL), mantendo a hidratação transcutânea em equilíbrio.

Uso de humectantes em cosméticos

Os humectantes são um grupo de moléculas caracterizadas pela capacidade de reter água na pele, gerindo as trocas com o meio ambiente e evitando a evaporação excessiva.

Os humectantes mimetizam a atividade do NMF, por terem uma composição semelhante à sua. O NMF consiste numa mistura de aminoácidos, ureia, PCA, compostos de açúcar, ácido láctico e sais minerais.

Os principais humectantes utilizados nos cosméticos são compostos pelos mesmos ingredientes que compõem o NMF, como a ureia, o sódio PCA e o ácido lático, ou moléculas que mimetizam outros componentes com a capacidade de reter água, como glicerina, gorbitol e ácido propileno.

A ureia, o sódio PCA e o ácido lático stêm alta afinidade para a pele, sendo constituintes fisiológicos do NMF.

A ureia é utilizada pelas suas propriedades ceratoplásticas (modula a estrutura e plasticidade do estrato córneo) e queratolíticas (favorece a eliminação fisiológica das células mortas).

Na prática, promove as trocas celulares normais na superfície da pele, suportando não apenas uma hidratação ativa da pele, mas também sua integridade.

Os humectantes por si só não são suficientes para prevenir a secura da pele ou promover o reequilíbrio fisiológico das estruturas que mantêm a hidratação natural da pele.

Na formulação de um cosmético para pele seca, os humectantes devem ser misturados ou emulsionados com outros componentes emolientes na forma de óleos ou lipídos, a fim de mimetizar a composição do filme hidrolipídico da pele.

O FHL, na verdade, consiste em 95% de sebo/óleos (uma mistura de lípidos), NMF e suor.

Portanto, um produto ideal para pele seca deve consistir em:

  • Fase lipídica abundante: devido à sua ação emoliente e barreira. Formam um filme hidrolipídico capaz de reter água e evitar que evapore. Podem ser óleos, como óleo de jojoba, ceramidas ou manteigas. A manteiga de karité é um dos ingredientes mais apreciados.
  • Humectantes: para fixar a hidratação do fornecimento de água.
  • Fase aquosa: mínimo para obter uma emulsão estável, um produto facilmente aplicável com uma textura agradável.

A fim de obter um produto ideal para a pele seca, a fase lipídica (O) e a fase aquosa (A) devem ser emulsificados com humectantes.

Humectantes em formulações para pele seca

Cremes A/O (água em óleo), Cremes O/A (óleo em água) e geles são emulsões usadas para cuidar da pele seca, obtidas pela mistura de diferentes porcentagens de fase aquosa e oleosa, com os ingredientes cosméticos contidos neles, em proporções certas para obter um cosmético agradável.

Os humectantes estão geralmente presentes em percentagens entre 2 a 5%.

Para a xerose cutânea, os cremes A/O estão entre os mais usados, juntamente com óleos: hidratam a pele catravés da criação de um filme hidrolipídico, uma vez que a fase externa é oleosa.

No entanto, muitas pessoas preferem emulsões O/A, por serem mais leves. As formulações O/A para a pele seca tendem a ter uma fase aquosa o mais reduzida possível porque a água não é eficaz, embora promova uma suavidade e textura leve.

Em dermocosmética, no entanto, sabemos que a fase máxima de fase interna possível fisicamente é de 74% (fase oleosa interna), contra os 26% de fase aquosa externa.

No entanto, devido à constante pequesia e inovação científica, há inovadoras emulsões O/A disponíveis, como o Bio-Oil® Gel para Pele Seca, com uma fase interna oleosa abundante que torna o produto concentrado com uma consistência leve em gel.

Este produto é um intermediário entre o creme O/A normal e os geles mais clássicos criando um novo segmento: o gel oleoso.

Este novo tipo de emulsão gelificada foi obtido com um processo inovador que permitiu mudar a forma das gotas de óleo de redondo para hexagonal com a ajuda de um emulsionante.

Desta forma, foi possível obter uma percentagem maior de fase oleosa interna, até 85%. Chegamos assim à criação de um cosmético que mimetiza melhor o filme hidrolipídico da pele, favorecendo a hidratação passiva, graças ao efeito barreira criado.

Os humectantes são ingredientes cosméticos que mimetizam a ação do NMF: fixam a água com uma ação de hidratação activa.

Se for possível adicionar uma boa percentagem destes compostos a uma emulsão com uma fase oleosa interna abundante e uma percentagem da fase aquosa mais baixa possível, obtém-se um produto que melhor imite a composição e a função do FHL.

É possível? Sim! Hoje, pode contar com o nosso novo gel com textura de óleo super concentrado para ajudar a reequilibrar e/ou prevenir a xerose cutânea!

 PARTILHAR:
clicca qui
prodotto novità

Uma nova fórmula
para cuidar
da pele seca.

Gire o dispositivo para visualizar melhor o site